Qual ferramenta usar para ter uma BOA Gestão Financeira

Qual ferramenta usar para ter uma BOA Gestão Financeira

Já tentou pregar um prego sem usar um martelo?? Tarefa difícil até de imaginar, né?
Você pode até improvisar, bater com o cabo de uma chave de fenda e tudo mais, mas ainda assim, vai ser uma tarefa beeeem complicada…
Isso mostra que ter a ferramenta CERTA para DETERMINADA tarefa é crucial pra executá-la de forma rápida, segura e eficiente…e com as finanças da sua empresa não é diferente.
 
Ter uma ferramenta de gestão financeira é fundamental para controlar e tomar as decisões certas com o dinheiro da sua empresa.
 
O interessante é que, pela nossa experiência, lidando com diversos empresários, percebemos que a maioria deles concorda com isso, mas sempre fazem ressalvas do tipo:
“É muito difícil controlar as finanças”
“Meus relatórios são muito complexos e não entendo nada”
“Não tenho certeza se meus números estão corretos”
 
E por que isso acontece?
A resposta: Estão pregando prego sem martelo!
Muitas empresas, principalmente as pequenas, acabam adquirindo sistemas complexos demais para sua estrutura, gastam rios de dinheiro com implantação e manutenção, porém terminam não usando nem metade do que pretendiam usar.
 
É o mesmo que tentar pregar um prego com uma chave de fenda, a ferramenta funciona, mas não se aplica a sua necessidade.
 
Depois de atender dezenas de clientes através de nossa consultoria financeira…
E escutar suas diversas reclamações sobre os sistemas financeiros que utilizavam…
Percebemos que, em 90% dos casos, principalmente entre as pequenas e médias, o problema poderia ter sido resolvido rapidamente com um simples, porém efetivo, controle em Excel.
 
Claro que o Excel tem suas ressalvas em relação aos sistemas, porém, se for bem utilizado, dá conta de boa parte das necessidades de uma empresa. (Obs: mesmo grandes corporações ainda usam o Excel para fazer controles e análises, então não subestimemos seu poder né rs)
 
Não estou aqui recomendando que todas empresas esqueçam seus sistemas e usem apenas planilhas, mas estou certo de que insistir em sistemas desnecessariamente complexos só faz perder tempo, e muitas vezes não se chega ao resultado esperado, afinal não adianta querer dirigir um carro com o painel de controle de um avião né.
 
Sugestão: Comece focando em ter controle absoluto daquilo que é realmente crítico, seja via sistema ou via planilha. Depois disso, com o tempo, você pode pensar em aprimorar e expandir para outras áreas da empresa.
 
Dica: Entre as pequenas e médias, ter um bom controle de Fluxo de Caixa (bem classificado e conciliado) já é meio caminho andando, então se não sabe por onde começar, recomendo fortemente que comece por ele. Afinal as empresas quebram no caixa.
 
Quer nossa ajuda para melhorar a Gestão Financeira de sua empresa? Clique aqui!
 
Ficou com dúvidas, fale com a gente!
 
 

Estes conteúdos também podem te interessar: