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  • Filipe Hirota

O Risco de ter um único canal de vendas

Atualizado: 9 de Out de 2020

No mercado financeiro, a diversificação é utilizada como forma de mitigar os riscos de oscilações do mercado, pois se alguns investimentos estão ruins, outros podem estar indo bem, de forma que o retorno de longo prazo permanece relativamente estável.

No caso das empresas, a maior parte delas se acostuma a vender de determinada forma, ou utilizar de determinada estratégia comercial.


Em situações normais, é normal e até mesmo esperado este tipo de comportamento, isto é, “Se estou vendendo muito bem no meu estabelecimento, por que investir recursos e energia em um outro canal de vendas?


Mas em momento de situações anormais, como a pandemia do Covid-19, muitas premissas que antes tomávamos como verdadeiras (como por exemplo, meu cliente virá até meu estabelecimento), acabam se tornando duvidosas.

Uma boa parte das empresas que não tinham seu e-commerce desenvolvido, por exemplo, tiveram que se adaptar rapidamente a esta nova realidade, sob o risco de não conseguirem manter suas operações em funcionamento, uma vez que a atendimento presencial estava limitado (ou, muitas vezes, impossibilitado).

Assim, uma lição dolorosa que a pandemia nos trouxe foi mostrar a importância de desenvolver energias e recursos em diversificarmos os meios de venda e também os produtos e serviço que oferecemos, de forma a mitigar os riscos financeiros que estamos vivendo.


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