O QUE A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO REPRESENTA?
Significa que para cada 100 reais que sua empresa vender, sobrarão apenas 53 reais para pagar as suas despesas e gerar lucro. Ou seja, 47 reais são automaticamente “retidos/gastos”.
O conceito de margem de contribuição é vital para compreender que suas vendas não são “inteiramente suas”, toda venda tem um custo ou despesa variável associada, que cresce na mesma proporção que a venda. Portanto, quando dizemos que uma empresa tem Margem de Contribuição de 53%, estamos dizendo que, de TODO seu faturamento, apenas 53% fica na “mão da empresa” para pagar suas despesas fixas e então retirar seu lucro.
QUAL A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO IDEAL?
Aqui vale a regra: quanto mais, melhor. Quanto menor forem seus custos e despesas variáveis, mais o seu faturamento é preservado e maior o potencial de lucro da sua empresa.
Inversamente, quanto menor for sua margem de contribuição, significa que mais seu faturamento está sendo “corroído” pelos custos e despesas variáveis e, como consequência, será necessário um faturamento maior para cobrir as despesas fixas e retirar o lucro almejado.
É importante sempre frisar que não existe uma regra para os percentuais de margem de contribuição. Ele depende de uma série de variáveis como: segmento de atuação, modelo de negócio, estrutura de custos e despesas, e por ai vai. Cada empresa deve fazer sua análise financeira e encontrar sua margem de contribuição ótima. Feito isso, fique sempre atento à ela!