Buscar
  • Filipe Hirota

Qual ferramenta usar para ter uma BOA Gestão Financeira

Atualizado: 1 de Set de 2020

Já tentou pregar um prego sem usar um martelo?? Tarefa difícil até de imaginar, né?

Você pode até improvisar, bater com o cabo de uma chave de fenda e tudo mais, mas ainda assim, vai ser uma tarefa beeeem complicada...

Isso mostra que ter a ferramenta CERTA para DETERMINADA tarefa é crucial pra executá-la de forma rápida, segura e eficiente...e com as finanças da sua empresa não é diferente.

Ter uma ferramenta de gestão financeira é fundamental para controlar e tomar as decisões certas com o dinheiro da sua empresa.

O interessante é que, pela nossa experiência, lidando com diversos empresários, percebemos que a maioria deles concorda com isso, mas sempre fazem ressalvas do tipo:

“É muito difícil controlar as finanças”

“Meus relatórios são muito complexos e não entendo nada”

“Não tenho certeza se meus números estão corretos”

E por que isso acontece?

A resposta: Estão pregando prego sem martelo!

Muitas empresas, principalmente as pequenas, acabam adquirindo sistemas complexos demais para sua estrutura, gastam rios de dinheiro com implantação e manutenção, porém terminam não usando nem metade do que pretendiam usar.

É o mesmo que tentar pregar um prego com uma chave de fenda, a ferramenta funciona, mas não se aplica a sua necessidade.

Depois de atender dezenas de clientes através de nossa consultoria financeira...

E escutar suas diversas reclamações sobre os sistemas financeiros que utilizavam...

Percebemos que, em 90% dos casos, principalmente entre as pequenas e médias, o problema poderia ter sido resolvido rapidamente com um simples, porém efetivo, controle em Excel.

Claro que o Excel tem suas ressalvas em relação aos sistemas, porém, se for bem utilizado, dá conta de boa parte das necessidades de uma empresa. (Obs: mesmo grandes corporações ainda usam o Excel para fazer controles e análises, então não subestimemos seu poder né rs)

Não estou aqui recomendando que todas empresas esqueçam seus sistemas e usem apenas planilhas, mas estou certo de que insistir em sistemas desnecessariamente complexos só faz perder tempo, e muitas vezes não se chega ao resultado esperado, afinal não adianta querer dirigir um carro com o painel de controle de um avião né.

Sugestão: Comece focando em ter controle absoluto daquilo que é realmente crítico, seja via sistema ou via planilha. Depois disso, com o tempo, você pode pensar em aprimorar e expandir para outras áreas da empresa.

Dica: Entre as pequenas e médias, ter um bom controle de Fluxo de Caixa (bem classificado e conciliado) já é meio caminho andando, então se não sabe por onde começar, recomendo fortemente que comece por ele. Afinal as empresas quebram no caixa.


Quer nossa ajuda para melhorar a Gestão Financeira de sua empresa? Clique aqui!

Ficou com dúvidas, fale com a gente!

#erp #excel #controlefinanceiro #ferramentasdegestao #gestaofinanceira #gestão #dinheiro #finanças #empreendedorismo #empresas #empresarios

332 visualizações0 comentário