Buscar
  • Filipe Hirota

Projetando o futuro financeiro da sua empresa [SEM bola de cristal]

Atualizado: 9 de Out de 2020

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter bola de cristal para projetar o futuro financeiro de uma empresa.

O futuro é incerto? Sim. Mas isso não significa que você não possa preparar sua empresa para ele. Basta que tenha os números em mãos, e bom senso, claro.

1) Tenha um bom histórico financeiro em mãos

Por “bom histórico” entenda-se “registros financeiros confiáveis”, e não necessariamente, “bons resultados”.

Olhar o passado com clareza, independentemente de como ele foi, é umas das melhores de projetar o futuro. Ter um histórico financeiro com informações precisas e confiáveis pode te ajudar a projetar o comportamento dos números futuros.

(veja a importância de ter uma gestão baseado em informação aqui)

2) Tenha bom senso

Para projetar os números futuros, não basta simplesmente replicar o passado, é necessário analisar e projetar cada número com bom senso. Pergunte a si mesmo: Por que os números se comportaram dessa forma no passado? Quais são as perspectivas daqui para frente? Quais serão as mudanças? O que sofrerá aumento/redução? Quais ações serão realizadas? E por ai vai...

3) Simule cenários

Como dissemos, o futuro é incerto, dado isso, não é plausível contar com apenas um único cenário na sua projeção. Simule outras circunstâncias. Faça análises Pessimistas, Realistas e Otimistas. Analise o impacto de determinados eventos e as ações que deverá tomar caso ocorram. Se X acontecer, então farei Y. Se Z acontecer, então farei W.

4) Use uma ferramenta fácil de manusear

Uma ferramenta ruim é um dos maiores obstáculos para a projeção do futuro financeiro da empresa. Sistemas engessados, informações dispersas, dificuldade na simulação de cenários, tudo isso pode acabar desmotivando na hora de projetar, por isso, tenha uma ferramenta simples e fácil de ser manuseada. Dica: sistemas de gestão podem servir para obter as informações do histórico, mas a projeção normalmente é mais fácil de fazer no Excel.

(veja mais sobre ferramentas de gestão aqui)

Precisa de ajuda para organizar e projetar as finanças da sua empresa?

Fale com um especialista!

#projecao #planejamentofinanceiro #simularcenarios #historicofinanceiro #controlefinanceiro #gestãofinanceira #finanças #empresas

92 visualizações0 comentário