Não existe Controle Financeiro sem Conciliação

Não existe Controle Financeiro sem Conciliação

Se você tem uma empresa, já deve conhecer o termo “Conciliação”, mas se ainda não sabe muito bem o que é isso, recomendo fortemente que leia esse artigo.
 
Conciliação é o termo usado para um procedimento simples, porém de extrema importância na Gestão Financeira de uma empresa: o ato de conferir e sincronizar as movimentações financeiras do seu controle financeiro, com o Caixa (dinheiro vivo) e os Extratos Bancários da empresa.
 
Para muitos empresários que, ao menos já registram seus pagamentos e suas vendas, este procedimento pode até parecer redundante pois, em tese, se ele já registra todos pagamentos e as vendas da empresa, então não há necessidade de ficar conferindo o extrato bancário.
 
Mas aí eu pergunto: qual o saldo que o seu controle financeiro diz que você tem, e qual o saldo que você, de fato, tem no banco e no seu caixa?
Pois é, para quem não realiza a conciliação, é muito, mas muiiiitooo provável que esses dois valores sejam totalmente diferentes. O controle financeiro pode dizer que a empresa tem 20 mil reais, mas ao observar o saldo no banco e o caixa, existem apenas 2 mil reais.
 
É sempre bom lembrar que, quando se trata de controle financeiro, existe um ser humano responsável pelo registro da informação, portanto, todo registro está sujeito a erros e esquecimentos, enquanto o extrato e o caixa não, eles são um fato, a referência absoluta do quanto dinheiro a empresa realmente tem, por isso, devem ser usados como base para a conferência e conciliação do seu controle.
 
Mas eai, como faço a conciliação?
1) Defina o período que pretende conciliar
2) Ajuste o saldo inicial do seu controle de acordo com os saldos dos extratos e do caixa
3) Bata todos os lançamentos do seu controle com os lançamentos dos extratos e do caixa
4) Exclua os lançamentos que aparecem no seu controle, mas não estão nos extratos e caixas
5) Inclua os lançamentos que aparecem nos extratos e caixa, mas não estão nos seus controles
6) Confira se os saldos finais do seu controle estão iguais aos saldos finais dos extratos e do caixa
Fim!
 
Precisa de ajuda para organizar as finanças da sua empresa? Fale com um especialista!
 

Estes conteúdos também podem te interessar: