Mark-Up: O que é? Como usar?

Mark-Up: O que é? Como usar?

Você já deve ter ouvido falar no termo “Mark-Up”, mas você sabe mesmo o que ele é? E qual a forma correta de usá-lo? Vamos esclarecer isso agora! 👨‍🏫
 
O mark-up é uma das fórmulas mais utilizadas na precificação de produtos e serviços, e o seu cálculo é exatamente o inverso do CMV (Custo de Mercadoria Vendida), e se você não sabe o que é CMV, fique tranquilo que vou explicar também.
 
A FÓRMULA DO MARK-UP:
“MarkUp = Preço / Custo”, que é o mesmo que: “Preço = Custo x MarkUp”
 
Se você quer descobrir o seu mark-up, basta dividir o Preço pelo Custo. Exemplo: Se você compra um produto por 10 e vende por 20, seu mark-up será 20/10=2.
 
Se você quer calcular o preço com um mark-up específico, basta multiplicar o custo pelo mark-up desejado. Exemplo: Se você compra por 10 e que usar um mark-up de 3, seu preço final será 10×3=30.
Portanto, quanto MAIOR o Mark-Up, mais lucrativo é o produto ou serviço.
 
A FÓRMULA DO CMV:
“CMV = Custo / Preço”, que é o mesmo que:“Preço = Custo / CMV”
 
Ou seja, o CMV é exatamente o inverso do Mark-Up.
 
Se você quer descobrir o seu CMV, basta dividir o Custo pelo Preço. Exemplo: Se você compra um produto por 10 e vende por 20, seu CMV será 10/20=0,5 (50%).
 
Se você quer calcular o preço com um CMV específico, basta dividir o custo pelo CMV desejado. Exemplo: Se você compra por 10 e quer usar um CMV de 0,33 (33%), seu preço final será 10/0,33=30.
 
Portanto, quanto MENOR o CMV, mais lucrativo é o produto ou serviço.
 
Quer a nossa ajuda para melhorar a Gestão Financeira de sua empresa, é só clicar aqui!
 
Se ficou com dúvida, pode falar com a gente! 😉
Um abraço e até a próxima!
 

Estes conteúdos também podem te interessar: