São aquelas que aumentam ou diminuem proporcionalmente ao aumento ou diminuição do faturamento. Isso significa que: quando o faturamento sobe 10%, as despesas variáveis também tendem a subir 10%.
Por exemplo: Fornecedores, Impostos, Comissões, Taxas de Maquininha de Cartão, etc.
São aquelas que não tem quase nenhuma relação com o seu faturamento, ou seja, vendendo ou não, ela sempre estará lá, mais ou menos do mesmo jeito. Por exemplo: Aluguel, Salários, Contabilidade, etc.
EXEMPLO DE DÚVIDA QUE PODE SURGIR:
“Meu consumo de energia tende a aumentar quando minhas vendas aumentam, devo considerar que minha conta de luz é uma despesa variável?”
Se você tem uma indústria, com maquinário pesado, que consome muita energia elétrica, significa que a “eletricidade” é parte do custo de produção do seu produto, portanto, ela é FORTEMENTE CORRELACIONADA com o seu faturamento. Neste caso, a conta de luz pode ser considerada uma “Despesa Variável”.
No entanto, se você tem um comércio, onde a conta de luz só aumenta com o faturamento, pois você tende a deixar o ar condicionado ligado por mais tempo devido ao alto fluxo de clientes. Isso significa que ela tem uma BAIXA CORRELAÇÃO com seu faturamento, portanto, deve ser considerada uma “Despesa Fixa”.
Saber distinguir muito bem a diferença entre esses dois conceitos é muito importante para calcular corretamente a sua “Margem de Contribuição”, mas ai já é assunto para outro post rss
Ficou com dúvida, fale com a gente!