Buscar
  • Filipe Hirota

Caixa e Competência [RESOLVIDO]

Atualizado: 1 de Set de 2020

Se você já se aventurou pelo menos um pouco no mundo das finanças empresariais, já deve ter ouvido falar nesses dois conceitos. Mas você sabe o que eles significam?


Caixa e Competência são duas “formas” (ou “regimes”, para os mais criteriosos), de organizar e analisar os números de uma empresa.

Normalmente, para realizar uma análise dos números de uma empresa, você precisa primeiro definir o período que deseja observar, pode ser 1 ano, um mês, um dia, varia de acordo com o seu objetivo.

Definido o período, resta ainda definir a forma como deseja organizar e analisar esses números.

Para facilitar, vamos dar um exemplo:

Imagine que você deseja analisar os números do mês de Janeiro deste ano da sua empresa.

NO REGIME DE CAIXA:

Você irá organizar os números por ordem de data de pagamento e recebimento e analisar apenas os valores que foram pagos e recebidos no mês de Janeiro. Desta forma, ao apurar tudo que recebeu e subtrair tudo que pagou, vai chegar ao resultado que chamamos de “Fluxo de Caixa” do mês de Janeiro. Portanto, como o nome já diz, no Regime de Caixa, você calcula o Caixa da empresa, aquilo que efetivamente entrou e saiu da sua empresa.

NO REGIME DE COMPETÊNCIA:

A conta é diferente, neste caso, você precisa organizar os números com base nas VENDAS que realizou no período, também chamamos isso de “organizar por Fato Gerador”, ou seja, você primeiro apura tudo que vendeu no mês de Janeiro e depois apura todos os custos que estão envolvidos nessa venda.

Por exemplo, você vendeu 100 mil reais no mês de Janeiro, porém, essa venda te custa: 40 mil com fornecedor, 10 mil com impostos sobre a venda, 5 mil de comissão e 2 mil de taxa da maquininha de cartão.

Desta forma, ao apurar tudo que vendeu (100 mil reais), e subtrair todos os custos que estão envolvidos na venda (40+10+5+2 = 57 mil reais), você vai chegar ao resultado do seu Lucro (100-57= 43 mil reais), e esse número independe do fato de você já ter recebido ou pago qualquer um desses valores.

RESUMINDO:

No Regime Caixa, você apura os números com base na data em que eles foram efetivamente pagos ou recebidos, e o resultado final é o Caixa da sua empresa.

No Regime Competência, você calcula os números com base na data da Venda (Fato Gerador), e o resultado final é o Lucro da sua empresa.


Quer nossa ajuda para melhorar a Gestão Financeira de sua empresa? Clique aqui!

Ficou com dúvida, fala com a gente!

Um abraço, e até a próxima!

#vendas #fatogerador #lucro #caixa #gestaofinanceira #gestão #dinheiro #finanças #empreendedorismo #empresas #empresarios

19 visualizações0 comentário