Aumentar Vendas ou Reduzir Custos? Qual o melhor caminho para aumentar o lucro da sua empresa?

Aumentar Vendas ou Reduzir Custos? Qual o melhor caminho para aumentar o lucro da sua empresa?

Aumentar as vendas e reduzir custos é o mundo perfeito para qualquer empresário(a), no entanto, sabemos que nem sempre é possível conseguir o melhor dos dois mundos.
 
Com base nisso, diante da necessidade da escolha, qual caminho você consideraria mais adequado?
 
Vamos supor que o nível de esforço e investimento exigido para aumentar suas vendas em 5%, seja idêntico ao nível de esforço e investimento exigido para reduzir seu custo (CMV) em 5%. Qual dos dois caminhos você acha que gera maior aumento de lucratividade?
 
Muitos podem se sentir tentados a dizer que o aumento das vendas é melhor, ou que ambos são equivalentes, mas o ponto é que não. Reduzir 5% de custo tem um impacto maior na lucratividade da empresa do que aumentar 5% das vendas.
 
Isso ocorre, pois o aumento das vendas não vai direto para o lucro da empresa, ele ainda passa pelas despesas variáveis (taxas, impostos, comissões, etc) e pelos próprios custos para só depois impactar o lucro. Ou seja, deve-se aplicar o conceito de margem de contribuição para calcular o efeito real do aumento das vendas no lucro da empresa.
Com os custos é diferente, a redução de 5% no custo gera um impacto direto de 5% no aumento do lucro.
 
Portanto, assumindo o mesmo nível de esforço e investimento para aumentar vendas ou reduzir custo, a segunda opção acaba sendo uma estratégia mais efetiva que a primeira.
 
É claro que isso não significa que aumentar as vendas seja irrelevante, dependendo das circunstâncias da empresa, pode ser o único caminho possível ou o mais condizente com as estratégias de longo prazo, no entanto, é sempre bom lembrar que assumir uma posição ingênua, com um discurso engessado no “preciso faturar mais, para lucrar mais”, te coloca em posições que não te permitem enxergar que podem existir estratégias melhores.
 
 
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