A diferença entre Venda e Receita

A diferença entre Venda e Receita

Você sabia que Venda e Receita são conceitos distintos?
Sabia que ter uma Receita maior não significa ter um Lucro maior?
Sabia que ter uma Venda maior não significa ter mais dinheiro na conta?
 
Se ficou confuso, me acompanha:
 
A Venda, também conhecida como Faturamento, representa apenas o ato de “fechar um acordo” com seu cliente, ou seja, você se compromete a fornecer seu produto para ele, e ele se compromete a te pagar um determinado valor pelo seu produto. O ato de “fechar esse acordo” é chamado de Venda.
 
No entanto, quando você vende, nem sempre você recebe o dinheiro do cliente no ato da venda, aliás, na maior parte das vezes, o dinheiro só vai para sua mão dias depois, e é o ato de receber esse dinheiro que chamamos de Receita.
Ou seja, a Venda é gerada apenas pelo ato de “fechar um acordo”, enquanto a Receita é o ato de efetivamente receber pelo acordo.
 
Dado isso, vale fazer uma outra distinção:
 
Apesar de serem conceitos simples, muitos empresários acabam se confundindo na hora de utilizá-los para calcular o Lucro e o Caixa da empresa.
 
O lucro é calculado com base naquilo que você vende, ou seja, você “fechou um acordo” com o cliente onde você se comprometeu a fornecer um produto por um valor X, e esse produto te custou Y, seu lucro, de forma simplificada, será X-Y.
Se você já recebeu ou não o dinheiro, não interessa para o cálculo do Lucro.
 
No entanto, quando olhamos para o Caixa da empresa, devemos olhar para a Receita. Ou seja, não interessa o quanto você vendeu, mas sim, o quanto já recebeu.
 
Entender essa “pequena” distinção é de “grande” importância para não cair em armadilhas na sua Gestão Financeira.
 
Quer nossa ajuda para melhorar a Gestão Financeira de sua empresa? Clique aqui!
 
Ficou com dúvida, fala com a gente!
Até a próxima!
 
 

Estes conteúdos também podem te interessar: