Buscar
  • Filipe Hirota

5 hábitos fundamentais para uma Gestão Financeira de Sucesso

Atualizado: 1 de Set de 2020

Sabemos que uma Gestão Financeira de sucesso começa na cabeça do(a) empresário(a), nos seus hábitos e na forma como ele lida com seu dinheiro.


Por isso preparamos uma lista com os 5 hábitos fundamentais para uma Gestão Financeira de sucesso:

1) Sua empresa não é um caixa eletrônico

Misturar as contas da sua pessoa física com a sua pessoa jurídica, ou retirar dinheiro da empresa de forma descontrolada, além de contaminar os resultados e indicadores do seu negócio, pode afetar de forma crítica a saúde financeira dele!

2) Cada centavo conta

Olhando separadamente pode parecer que não, mas quando somadas, as pequenas economias fazem uma grande diferença no resultado final. Crie o hábito de procurar por oportunidades de economia no seu negócio, analise linha a linha, despesa por despesa, por mais que pareça pouco, pense na somatória de todas economias, pense no total economizado no ano, isso te ajudará a perceber o tamanho do impacto.

3) Priorize o lucro, não a venda

Vender é bom, mas LUCRAR meu amigo...LUCRAR é muito melhor! Portanto, pare de achar que a única solução da sua empresa é vender mais, afinal, entre a “Venda” e o “Lucro” ainda existem os “Custos” e as “Despesas”, e nelas também existem dezenas de oportunidades para ganhar mais dinheiro.

4) Organize-se para trabalhar menos

Quando tratamos de tarefas rotineiras, quanto mais organizado e mais padronizado você for, menos tempo leva para executar e menos erros são cometidos. Por mais que organizar e padronizar demande um pouco mais de energia no começo, no longo prazo você gasta muito menos com correções, ajustes e retrabalhos!

5) Disciplina é clichê, mas ainda é importante

Falar de disciplina sempre foi um grande clichê, mas nem por isso ela deixa de ser importante, principalmente quando o assunto é controlar as finanças de uma empresa. Estabeleça o compromisso consigo mesmo de atualizar e analisar seus controles e relatórios financeiros com uma frequência pré-determinada: diariamente, semanalmente ou, no máximo, mensalmente. Tenha disciplina para cumprir com este compromisso e, com o tempo, o compromisso se transformará em hábito e você passará a fazê-lo de forma natural.


Quer nossa ajuda para melhorar a Gestão Financeira de sua empresa? Clique aqui!


Um abraço e até a próxima!

#mudançadehabito #habitos #sucesso #habitosdesucesso #5habitos #dicas #gestaofinanceira #gestão #dinheiro #finanças #empreendedorismo #empresas #empresarios

89 visualizações0 comentário