Buscar
  • Filipe Hirota

4 dicas para controlar o seu estoque [+ dica bônus]

Atualizado: 1 de Set de 2020

Fala verdade, “Controle de Estoque” é a pedra no seu sapato, não é?

É só escutar as palavras “Controle” e “Estoque” juntas que todo mundo sai correndo.

Realmente, controlar o estoque com precisão é uma das tarefas mais complicadas na gestão financeira de uma empresa.

Na teoria é simples:

registrar a entrada no estoque (compra), registrar a saída do estoque (venda) e fim. O procedimento é idêntico ao controle de Fluxo de Caixa, porém, ao invés de dinheiro, o fluxo é de mercadorias. O grande problema é fazer isso na prática, pois no caso do estoque, existem diversas complicações operacionais.


Por isso, resolvemos dar 4 dicas (e uma dica bônus) para que o seu “Controle de Estoque” não seja mais uma pedra no seu sapato:

1) Estrutura de classificação SKUs

Tenha uma estrutura de classificação de produtos com grupos (produtos) e sub-grupos (cores, tamanhos, modelos, etc) bem definida e codificada (os famosos SKUs). Vai levar um tempinho uma vez para montar, mas vai economizar um tempão no dia a dia.

2) Treinamento de Equipe

Apresente a estrutura de classificação dos produtos e treine seus funcionários para que registrem as entradas e saídas de produtos da maneira correta, isso evita erros operacionais.

3) Contagem e Inventário

Realizar contagens é chato, mas é necessário de tempos em tempos, e a frequência vai depender do quanto o estoque é relevante na sua operação. Se for um fator crítico, faça ao menos 1 vez por mês, se não for muito crítico, dá pra fazer uma vez a cada 3 meses.

4) Sistemas e Automação

Se você tem uma estrutura de classificação de produtos muito grande, com grande volume de movimentação, fica muito difícil controlar o estoque na mão (papel ou planilha). Por isso, ter um bom sistema automatizado, que integre as compras e vendas, é a forma mais segura e eficiente de controle, principalmente para o estoque.

Dica bônus:

Existe um “trade-off” entre Controle e Velocidade, quanto maior o controle, menor tende a ser a velocidade, e vice versa. Ou seja, não adianta querer controlar tudo nos mínimos detalhes, se isso torna sua empresa totalmente engessada e lenta. Mas também não adianta querer resolver tudo rápido, e perder o controle de tudo.

Você deve procurar uma combinação desses dois fatores que gere o melhor resultado para sua empresa, e isso depende de cada negócio. Pense nisso na hora de definir um controle para o seu estoque.


Quer nossa ajuda para melhorar a Gestão Financeira de sua empresa? Clique aqui!

Espero ter ajudado.

Um abraço e até a próxima!

#controle #estoque #controledeestoque #gestaofinanceira #gestão #dinheiro #finanças #empreendedorismo #empresas #empresarios

201 visualizações0 comentário