Gestão baseada em informação

Gestão baseada em informação

No acirrado mercado concorrencial que enfrentamos hoje ter uma gestão baseada somente na intuição ou feeling do empresário é muito arriscado.
 
Se antes esta intuição era determinante para o sucesso ou fracasso nos negócios, hoje, a inovação tecnológica permite que praticamente todas as ações sejam tomadas com base em informações concretas.
Isto elevou a concorrência, reduzindo o espaço para erros. No entanto, ainda é muito comum, por parte dos pequenos e médios empresários, que a gestão seja feita com base somente na percepção do dono ou gestor, e esta percepção muitas vezes não é coerente com o que os dados nos mostram. Com base em nossa experiência, observamos que isso ocorre por dois motivos:
 
O primeiro, é a carência de uma estrutura que capte as informações relevantes do negócio, isto é, a ausência de uma base de dados rica.
 
O segundo motivo é que, muitas vezes essa base de dados existe, mas não existe um profissional que trabalhe esses dados, convertendo esta base em informação clara e sucinta para que o gestor ou dono.
 
Se a informação não for clara, e sucinta, a gestão fica paralisada, pois não sabe o que é importante, o que é crítico, e onde deve atuar, tomando caminhos muitas vezes contrários ao que a empresa necessita. E você? Como toma decisões na sua empresa? Ela é embasada em dados e informações, ou apenas no seu feeling?
 
Quer a nossa ajuda para melhorar a Gestão Financeira de sua empresa, clique aqui!
 
Um abraço e até a próxima!

Estes conteúdos também podem te interessar: